top of page

Sementes históricas do chocolate (II)

A Revolução Industrial trouxe a produção em escala também ao chocolate. A adição de outros ingredientes diversificou sabores e texturas, e o produto ficou mais conhecido. Em meados de 1840, na Inglaterra, os grãos moídos são misturados à manteiga de cacau e ao açúcar, popularizando de vez o hábito de comer chocolate em pedaços. O salto para a época moderna se dá em 1898, quando o químico holandês Coenraad van Houten patenteia um processo de fabricação de um novo tipo de chocolate em pó, com baixo teor de gordura. Seu eficiente sistema de filtragem reduzia a concentração da manteiga de cacau até chegar num bolo que podia ser moído e transformado em pó.

Com esse processo de redução de gordura e tratamento com sais alcalinos, o pó daí resultante pôde ser bem dissolvido em água, viabilizando a produção do chocolate em pó e sólido em alta escala e a custo reduzido. A necessidade de mexer e bater o líquido espesso de uma vasilha para outra tinha ficado no passado.

Na Suíça, por fim, surge a consagrada mistura de cacau, leite e açúcar – o chocolate tradicional conhecido e adorado em todo o planeta. Ali, Henri Nestlé faz leite em pó utilizando evaporação e Daniel Peter utiliza o leite em pó de Nestlé para produzir chocolate com leite, retirando por completo a umidade da mistura e substituindo-a por manteiga de cacau. Outro suíço, Rudolph Lindt, projetou uma máquina que deixou o chocolate mais macio e, na Pensilvânia (EUA), Milton Snavely Hershey, o “Henry Ford dos fabricantes de chocolate”, passou a fabricá-lo em massa.

Com grande aceitação de público, tradicionalmente o chocolate era vendido em estabelecimentos que não comercializavam bebida alcoólica. Sua publicidade ganhou as ruas e o vinculavam a “valores familiares”, simbolizados na imagem de saudáveis crianças e estudantes vestidos primorosamente ao estilo vitoriano. [em breve, continuação dessa postagem]

Posts Em Destaque

Posts Recentes

Arquivo

Procurar por tags

Siga

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
bottom of page